Em tempos de adversidades, o que diferencia uma empresa vencedora das outras é o atendimento, o relacionamento e o pós-vendas que ela oferece aos seus clientes. Engana-se quem pensa que clientes estão em busca apenas de produtos e serviços. Clientes estão sempre em busca de SOLUÇÕES!
Agora, me conte uma coisa, você acredita que é assim que as empresas brasileiras lidam com seus clientes? Você se sente bem atendido nas empresas com as quais você se relaciona?
Expresse sua opinião sobre este assunto participando desta pesquisa do Grupo Empreenda:
São apenas 10 minutos para responder e sua participação será muito valiosa para melhor a gestão de clientes nas empresas brasileiras!
E, agora que já participou, veja as dicas abaixo do Grupo Empreenda para uma excelente Gestão de Clientes e conte conosco para aprimorar a Clientividade da sua empresa:
Valorize o intangível, ou seja, aquilo que o cliente não pega, não vê mas sente.
Ouvir o “sonho” de cada cliente e providenciar soluções para as reais necessidades. E uma empresa deve estar preparada para vender “sonhos”.
Depois do atendimento ao cliente, uma empresa deve avaliar como a venda ocorreu e ser veloz na resposta sobre eventuais erros.
É um engano pensar que cliente é responsabilidade da área de mkt, vendas ou comercial. Cliente é missão de todos, do porteiro ao presidente.
Dizer “Conheço meus clientes como a palma da minha mão” é uma ilusão, simplesmente porque o cliente é um alvo móvel e muda sempre de expectativas, sonhos e desejos.
Aprenda sempre com “o que não deu certo” durante o processo de venda.
Confiança e credibilidade são a matéria-prima para a fidelização de clientes a longo prazo.
O desrespeito ao tempo do cliente é uma das causas de maior insatisfação. Se a empresa for inevitável, ajude-o a aproveitar aquele tempo de forma produtiva ou divertida. Não deixe seu cliente esperando à toa.
Cuide dos que acompanham o cliente, principalmente as crianças. Crianças tem o poder de influenciar muitas decisões de compra: férias, passeios, bairros para morar etc.
Quando um cliente demonstrar alguma insatisfação, agradeça, pois este é um ótimo cliente. O pior é aquele que não reclama e desaparece da sua empresa.
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